Ações do Pão de Açúcar disparam na Bolsa com possibilidade de fusão com rede Dia: investidor aguarda autorização do Cade

As ações do GPA, que controla a rede de supermercados Pão de Açúcar, estão em destaque na Bolsa brasileira. Nesta segunda-feira (16/12), os papéis da empresa registraram um avanço expressivo de quase 18%, após já terem subido 4,87% na última sexta-feira (13/13).

O motivo por trás desse movimento ascendente está relacionado à notícia de que o empresário Nelson Tanure teria adquirido uma participação de 9% na companhia. Tanure está aguardando a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para assumir o controle da rede de supermercados Dia, que atualmente está sob o controle do fundo de investimento Lyra II.

Segundo a corretora Ativa Investimentos, os papéis do Pão de Açúcar estão em alta devido aos rumores intensificados sobre uma possível fusão ou oferta pública de aquisição de ações (OPA) com a rede Dia.

Enquanto isso, o principal índice da B3, o Ibovespa, está operando em queda de 0,21%, cotado aos 124.342 pontos na tarde desta segunda-feira. As ações da Vamos lideram as perdas do pregão, com uma queda de 7,15%, seguidas pelo Assaí e Vibra, que estão recuando 4% e 3,78%, respectivamente. De acordo com a Ativa, as ações da Vamos estão reagindo tanto ao aumento dos juros quanto à reorganização societária da empresa com a listagem da Automob.

Esses movimentos no mercado financeiro refletem a volatilidade e os rumores em torno das empresas do setor de varejo e supermercados, indicando possíveis mudanças e movimentações futuras no cenário econômico nacional.