Arapiraca está mais próxima de entrar na era do transporte sobre trilhos. Durante a inauguração da duplicação da AL-110, nesta quarta-feira (24), o senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou que os primeiros testes das locomotivas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deverão começar entre agosto e setembro deste ano.
Segundo Renan Filho, uma parte da linha já está pronta e a próxima etapa da obra prevê a ampliação do trajeto até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), consolidando um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana em execução no interior do Nordeste.
Siga o MCZ1 no Google News
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real.
Leia também
“O VLT já vai ter testes de locomotivas entre agosto e setembro. Uma parte da linha está pronta. Agora vamos iniciar a parte nova da obra, que vai levar a linha existente até a Ufal”, afirmou.
O projeto prevê a implantação de 13 quilômetros de linha férrea urbana, ampliando as opções de deslocamento para a população da segunda maior cidade de Alagoas. A iniciativa busca modernizar o transporte público, reduzir o tempo de viagem e oferecer uma alternativa sustentável para milhares de moradores que circulam diariamente entre bairros, áreas comerciais e instituições de ensino.
Renan Filho explicou que o empreendimento está dividido em duas etapas. A primeira consiste na recuperação e modernização da linha férrea existente. Já a segunda contempla a expansão do sistema, ampliando sua abrangência e capacidade de integração urbana.
“Quero, até o final do ano, estar com as obras prontas para, com a chegada dos trens, iniciar o funcionamento do VLT. Vai ser um trabalho transformador. A mobilidade urbana em Arapiraca vai ter dois momentos: um antes e outro depois do VLT”, declarou.
O senador destacou ainda que o novo modal facilitará o acesso da população ao comércio, à Ufal, ao Lago da Perucaba, aos bairros da cidade e aos equipamentos públicos, além de estimular a integração com ônibus, táxis, mototáxis e ciclovias.
Projeto construído em parceria
Ao comentar a origem do projeto, Renan Filho destacou que o VLT nasceu de uma construção conjunta com o prefeito Luciano Barbosa, que há anos defendia a implantação do sistema em Arapiraca.
“Esse projeto foi desenhado lá atrás pelo Luciano Barbosa. Em determinado momento não havia condições financeiras para executá-lo. Mas, quando fui para o Ministério dos Transportes, os astros se alinharam e o VLT saiu do papel”, afirmou.
Segundo o senador, a articulação entre prefeitura, Governo de Alagoas e Governo Federal permitiu transformar uma proposta antiga em uma obra concreta.
Sonho antigo de Arapiraca
Luciano Barbosa relembrou que o VLT é um projeto que acompanha sua trajetória política há muitos anos e que encontrou viabilidade graças ao apoio de Renan Filho.
“Eu tinha esse projeto há muito tempo. Quando Renan Filho voltou ao governo, apresentei novamente a proposta. Depois, já como ministro, ele me ligou e disse: ‘Luciano, chegou a hora de fazer o VLT de Arapiraca’. Eu respondi: ‘Vamos fazer, porque isso é muito importante para a cidade’”, contou.
Luciano também ressaltou que o projeto exigia um volume de investimentos incompatível com a capacidade financeira do município.
“Era um investimento muito grande para ser executado sozinho pela prefeitura. Foi a parceria com Renan Filho que tornou essa obra possível”, declarou.
O prefeito destacou, por fim, que o sistema será a base da futura rede de transporte público do município.
“O VLT vai nortear todo o transporte público de Arapiraca. Ele será a espinha dorsal da nova matriz de transporte da cidade”, afirmou.
Fonte: aquiagoraal.com.br

