A relação de Alagoas com esta iniciativa se fortalece através do professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que integra o Conselho Administrativo do The Conversation no Brasil. Sua participação ressalta o empenho do estado em promover o diálogo entre ciência e sociedade, especialmente em tempos de desafio, como foi evidenciado durante a pandemia de Covid-19.
A Fapeal, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Secretaria de Comunicação (Secom), já vem incentivando a divulgação científica através do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo, que neste ano alcançou sua terceira edição, registrando um número recorde de participantes.
Em declarações recentes, o secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, destacou o papel essencial que a ciência desempenha no progresso da sociedade, ressaltando, ainda, a relevância do professor José Marques de Melo na academia nacional e internacional, cujo legado é homenageado pelo referido prêmio.
Para o professor Fábio Guedes, a contribuição do The Conversation é inestimável para o progresso intelectual e social, proporcionando um canal que conecta conhecimento científico e público geral. Sob sua orientação técnica desde maio de 2023 na Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste, liderado politicamente pelo Governador Paulo Dantas, Guedes reafirma o comprometimento com a transparência e a integridade da divulgação científica.
O The Conversation teve sua origem em Melbourne, Austrália, em 2011, expandindo-se rapidamente para o Reino Unido, EUA, e outros países, até chegar ao Brasil em 2023. Este crescimento reflete sua missão de democratizar o acesso ao conhecimento científico em um mundo em constante transformação.