A Associação dos Provedores de Internet do Estado de Alagoas (Aspeal) emitiu um alerta sobre a possibilidade de mais de 500 mil pessoas no estado ficarem sem conexão nos próximos dias. Isso se deve a uma série de ataques cibernéticos do tipo DDoS (Negação de Serviço Distribuído) que têm sobrecarregado os servidores dos provedores locais, tornando-os inacessíveis.
Durante uma reunião com o delegado de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas, Sidney Tenório, representantes da Aspeal relataram que cerca de 70 empresas de pequeno e médio porte foram alvo desses ataques, afetando aproximadamente 100 mil residências na última semana. Considerando uma média de quatro pessoas por residência, estima-se que mais de meio milhão de usuários possam ser prejudicados.
O delegado Sidney Tenório orientou a Aspeal a formalizar uma requisição de investigação detalhada sobre os incidentes e sugeriu o envolvimento da Polícia Federal, dado o caráter possivelmente internacional dos ataques. A Aspeal também mencionou a intenção de colaborar com operações internacionais, como a “PowerOFF”, que recentemente desmantelou serviços ilegais de ataques DDoS na Europa.
Fontes