O tradicional bloco Filhos da Pauta está confirmado para agitar o Jaraguá Folia 2026, prometendo um reencontro especial para os jornalistas de Maceió. O evento está marcado para o dia 6 de fevereiro, celebrando o retorno de uma das prévias carnavalescas mais esperadas da capital alagoana.
Com uma trajetória consolidada no carnaval de Maceió, o bloco foi criado com o objetivo de reunir os profissionais da imprensa em um momento de folia. A iniciativa segue a tradição de grandes celebrações como o Maceió Fest e outras prévias que antecedem o período carnavalesco.
Sindjornal Ressalta Protagonismo da Categoria na Cultura Alagoana
Alexandre Lino, presidente do Sindjornal (Sindicato dos Jornalistas de Alagoas), destacou que o retorno do bloco vai além da diversão. Para ele, representa um compromisso da entidade em valorizar e dar visibilidade aos jornalistas, que constantemente fomentam a cultura no estado.
“Em todas as redações, os colegas pautam grandes blocos, festas, os músicos que movimentam a cultura no nosso estado e todos os maiores espetáculos artísticos. Então a gente sentiu que era o momento de trazer de volta ao bloco para fazer parte do calendário de eventos oficiais do nosso sindicato”, explicou Lino.
O presidente do Sindjornal afirmou que o Filhos da Pauta agora se integra oficialmente ao calendário de eventos anuais da categoria, juntamente com o São João e a confraternização de fim de ano.
O retorno do bloco, segundo Alexandre Lino, é fruto de um compromisso político assumido pela atual diretoria durante sua campanha. “Lá atrás nós avisamos e o jornalista tinha que se preparar porque a gente ia voltar a ter atividades importantes”, ressaltou.
Ele concluiu reforçando a importância de defender o exercício do Jornalismo e de criar espaços para que os profissionais possam celebrar com a sociedade e suas famílias, classificando a volta do bloco como “mais um compromisso cumprido”.
Como Garantir Sua Camisa do Bloco Filhos da Pauta
Os jornalistas adimplentes com o Sindjornal terão sua camisa garantida para participar do desfile. Para os demais interessados em fazer parte da folia, há a possibilidade de adquirir o abadá.
O valor simbólico da camisa é de R$ 50. Os participantes devem procurar um diretor do sindicato para obter as orientações necessárias sobre a compra. O prazo final para adquirir o abadá é a próxima sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.