O cronograma de atividades abrangeu uma ampla variedade de temas essenciais ao entendimento da rica tapeçaria social e ambiental de Maceió. Incluíram-se no itinerário questões sobre natureza, meio ambiente, espaços públicos, praias pitorescas e a efervescente cultura local, representada por sua música, danças e festividades tradicionais. Além disso, as crianças foram imersas em narrativas fascinantes que revelam a origem e evolução da cidade.
A metodologia adotada mesclou oficinas de artes, atividades coletivas e momentos de contação de histórias, potencializando a reconexão dos alunos com suas experiências urbanas. Segundo Sandra Mônica, diretora da escola, o projeto foi implementado em três turmas distribuídas em dois turnos. Ela destacou o papel crucial que o professor desempenha como mediador no processo de redescobrimento das tradições e curiosidades locais pelos alunos.
Sandra ressalta que a proximidade com os monumentos, praças e esculturas da cidade, aliada às visitas ao longo da orla, proporciona um aprendizado inestimável às crianças. Ao explorar desde o Pontal até as icônicas praias de Ponta Verde, Pajuçara e Cruz das Almas, as crianças puderam vivenciar uma Maceió diferente, rica em atributos culturais e beleza natural. Assim, o projeto visa, em última instância, incutir nas futuras gerações um genuíno apreço e valorização por sua cidade natal, estimulando-os a amar e conservar Maceió e suas diversas riquezas patrimoniais e ambientais.