Luto na Música: Morre aos 89 anos Hermeto Pascoal, o 'Bruxo dos Sons' de Alagoas
Publicado em 15/09/2025 às 06:28
Alagoas e o Brasil se despedem de um gênio. O multi-instrumentista, compositor e arranjador Hermeto Pascoal, o "Bruxo dos Sons", faleceu neste sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Nascido em Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, Hermeto se tornou um dos maiores ícones da história da música brasileira, reconhecido mundialmente por sua criatividade e técnica inovadora.
Tudo em um só lugar
Receba as notícias do MCZ1 em tempo real no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Ao longo de mais de 70 anos de uma carreira brilhante, o alagoano compôs cerca de 10 mil músicas e venceu o Grammy Latino em três ocasiões, deixando uma contribuição inestimável para a música instrumental. A causa da morte não foi divulgada, mas familiares confirmaram que ele partiu cercado por seus entes queridos.
O velório do ícone será realizado nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público.
Homenagens de Gigantes
A morte de Hermeto Pascoal gerou uma onda de comoção e homenagens de grandes nomes da cultura brasileira.
Margareth Menezes, cantora e ministra da Cultura:
“Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora, ousando ir além do imaginável [...]. Hermeto é patrimônio da nossa cultura. Sua magia segue viva no povo brasileiro e em todos os artistas com quem ele criou. Que sorte tivemos! Obrigada, mestre”.
Caetano Veloso, cantor:
"Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil [...]. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical que era Hermeto".
O "Bruxo dos Sons" partiu, mas sua magia sonora é eterna e orgulha Alagoas.
