"Pedindo água e comida": Idoso inválido é resgatado com feridas graves em casa no Tabuleiro; filha é presa
Publicado em 22/10/2025 às 18:09
Um idoso foi resgatado em estado grave de abandono e maus-tratos durante a "Operação Virtude", deflagrada nesta quarta-feira (22), no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A filha da vítima, responsável pelos cuidados, foi presa em flagrante.
Tudo em um só lugar
Receba as notícias do MCZ1 em tempo real no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
A ação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) começou após uma denúncia anônima ao Disque 181, que relatava a situação de abandono de um homem inválido no Conjunto Cleto Marques Luz. Ao chegar ao local, a guarnição da Polícia Militar não foi atendida.
No entanto, vizinhos confirmaram a denúncia e deram um relato assustador: afirmaram que o idoso, que não tem condições de locomoção, era deixado sozinho pelos filhos o dia todo. Pela manhã, era comum ouvi-lo pedindo água e comida, mas, segundo os moradores, há meses não viam a vítima e nem sequer ouviam mais a sua voz.
Quando os policiais se preparavam para arrombar a porta, a filha do idoso chegou e autorizou a entrada. A cena encontrada foi desoladora: o homem estava deitado em uma cama, sem forças, reclamando de fome e sede, e com várias feridas graves pelo corpo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros, encaminhando a vítima para a UPA da Santa Lúcia. Os socorristas constataram que as feridas eram escaras — lesões profundas na pele causadas pela falta de movimentação e de cuidados básicos de higiene.
A filha do idoso recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis (Yalorixá Tia Marcelina), no bairro Mangabeiras, onde foi autuada por abandono de incapaz e maus-tratos.
