Vândalos picham muro em área recém revitalizada no Jacintinho
Publicado em 18/07/2025 às 14:11
Equipes de educação ambiental da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) foram surpreendidas por um ato de vandalismo praticado por pessoas não identificadas, nessa quarta-feira (16). Logo após realizarem a pintura do muro no local, uma pichação danificou o trabalho executado no antigo ponto de lixo que está sendo recuperado na Avenida Governador Afrânio Lages, no Jacintinho.
Tudo em um só lugar
Receba as notícias do MCZ1 em tempo real no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
A pichação é considerada crime no Brasil, sendo tipificada na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), artigo 65. A pena pode variar de detenção de três meses a um ano, além de multa, e pode ser agravada caso a pichação ocorra em monumentos ou bens tombados. Dessa forma, o órgão tomará as medidas cabíveis a respeito do ato.
"Recuperar esses pontos de lixo é um grande trabalho que realizamos, devolvendo-as à população como espaços de convívio. Então, é extremamente difícil lidar com atitudes como esta, que prejudicam nosso serviço nestes locais", contou Kedyna Tavares, diretora-executiva a Alurb.
Na manhã desta quinta-feira (17) os trabalhos foram retomados na região e as pichações foram retiradas. O ponto deve ser concluído ainda esta semana e ganhará pintura artística, bancos e plantas ornamentais, além de placas de "proibido descartar lixo" e monitoramento para evitar que a práticas negativas retorne.
"Esperamos que as pessoas tenham consciência: pichar e descartar de forma irregular são crimes ambientais. Seguiremos transformando esses locais pela cidade e entregando-os para pessoas de bem que possam cuidar e aproveitá-los de forma positiva", concluiu a diretora.
