O arsenal de drones militares da China acaba de ganhar um aliado com laser capaz de cortar metal e vaporizar tecido humano. Pelo menos é o que revelam os primeiros testes da arma projetada pelo cientista chinês Li Xiao (também conhecido como Crazy Li).
O jornal South China Morning Post, de Hong Kong, publicou um artigo sobre o novo drone. Veja o que foi revelado até aqui.
Como é o drone militar chinês equipado com laser
- Assim como outros modelos similares, o drone com laser é uma arma de energia direcionada para derrubar ameaças e outros drones em operações de combate;
- Os pesquisadores liderados por Li Xiao testaram com sucesso o uso de um laser de 1 quilowatt e comprimento de onda de 1080 nanômetros em um pequeno drone;
- Um laser de 1 kW e 1.080 nm é considerado um laser de Classe 4, normalmente usado para soldar, cortar e furar metais;
- Um único milissegundo de contato com um laser tão poderoso causaria vaporização e carbonização do tecido;
- Materiais como plásticos, madeira e tecidos se inflamariam ou se desintegrariam quase instantaneamente;
- Até chapas de metal não são páreo para um laser de 1 kW e podem ser derretidas em cerca de um décimo de segundo;
- Para efeito comparativo, o laser levaria cerca de 17 segundos para derreter uma placa de blindagem de aço de 1 polegada (2,54 cm) em condições adequadas.
Leia mais:
- Tecnologia da OpenAI vai integrar drones militares
- Conheça o novo drone militar a jato controlado por IA
- Startup faz entregas por drone em cidade da Noruega; veja como funciona
- Drone militar americano é pilotado por IA e voa em grupo
Vale mencionar que o laser potente não é mantido a bordo, já que ainda é muito pesado para um drone compacto carregar. Em vez disso, os drones são equipados com dois tubos semelhantes a telescópios. Um deles coleta a luz laser quase infravermelha emitida por uma estação terrestre móvel e a retransmite para o outro tubo, que reflete o feixe poderoso “suficiente para cortar metal”, de acordo com Xiao.