Se as eleições para governador fossem hoje, o atual ministro dos Transportes seria eleito no primeiro turno. Num confronto direto contra o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), Renan Filho (MDB) abre uma vantagem de dez pontos percentuais de acordo com sondagem de opinião realizada em todo o Estado.
A pesquisa realizada pelo Instituto Ibrape entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2024 testou o cenário eleitoral mais provável para as eleições de 2026 também para o Senado, com a avaliação de quatro prováveis concorrentes – o senador Renan Calheiros (MDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), despontam como favoritos ao serem confrontados com Paulão (PT) e Eudócia Caldas (PL).
O levantamento entrevistou 3.000 eleitores, com margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo e intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada em um contexto político em que JHC, que foi reeleito prefeito de Maceió em 2024 com mais de 82% dos votos, e Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados e um dos principais articuladores políticos do país, estão no auge de suas atuações com forte exposição na mídia e nas redes sociais.
Renan Filho aparece com 47% das citações contra 37% de JHC, uma diferença de dez pontos percentuais, que resolveria a eleição já no primeiro turno. Para o Senado, Renan Calheiros lidera no primeiro voto, com 41% das citações e é o segundo, com 16% no segundo voto. Arthur Lira aparece com 29% no primeiro voto e 26% no segundo voto. Somados, primeiro e segundo votos, Renan teria 57%, Lira 55%, Paulão 19% e Eudócia 14% (lembrando que esses percentuais levam em conta dois votos).
Apoio político em 2026
Além das intenções de voto, o fator apoio político será decisivo na eleição de 2026. O grupo liderado por Renan Calheiros e Renan Filho detém atualmente uma ampla base de apoio no estado:
– Mais de 80 prefeitos dos 102 municípios de Alagoas;
– 21 dos 27 deputados estaduais;
– 5 dos 9 deputados federais;
– 2 dos 3 senadores;
– O apoio do próprio governo estadual, sob a liderança de Paulo Dantas.
Arthur Lira também tem peso considerável. Seu partido, o PP, tem 27 prefeitos, além de quatro deputados federais e quatro deputados estaduais. JHC terá a seu favor a mãe, Eudócia, como senadora, além do provável apoio de dois ou três deputados federais e até quatro estaduais.
O resultado da pesquisa mostra que, o protagonismo de JHC (reeleito prefeito com mais de 82% e com forte ocupação de espaço na mídia) e Arthur Lira com forte projeção no cenário estadual e nacional, não foi suficiente para superar os Renans.
A disputa, porém, promete ser acirrada, e os próximos doze meses serão decisivos para a consolidação de apoios e alianças, que podem redefinir o quadro político em Alagoas.
Veja a pesquisa:
Resultados para o Governo de Alagoas
Se as eleições fossem hoje, os números indicam a seguinte preferência entre os eleitores:
Renan Filho – 47%
JHC – 37%
Indecisos – 12%
Brancos/Nulos – 4%
Rejeição para o Governo
Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, os eleitores responderam:
Renan Filho – 26%
JHC – 22%
NS/NR – 52%
Resultados para o Senado
A pesquisa simulou a disputa para as duas vagas no Senado Federal. O resultado do 1º voto foi o seguinte:
Renan Calheiros – 41%
Arthur Lira – 29%
Paulão – 6%
Eudócia Caldas (mãe de JHC) – 5%
Indecisos – 14%
Brancos/Nulos – 5%
Já para o 2º voto, o cenário apresenta nova configuração:
Arthur Lira – 26%
Renan Calheiros – 16%
Paulão – 13%
Eudócia Caldas – 9%
Indecisos – 28%
Brancos/Nulos – 8%