Imagens captadas por celulares registraram o momento exato do desabamento da ponte, além de mostrarem a situação caótica que se seguiu. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma pessoa foi encontrada sem vida, enquanto outras duas foram resgatadas e levadas para um hospital da região. O estado de saúde dessas vítimas ainda não foi divulgado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apontou que o vão central da ponte, com extensão de 533 metros, foi o responsável pelo desabamento. As autoridades pretendem abrir uma investigação para apurar as causas do incidente. Com a interdição completa do trecho, uma rota alternativa foi sugerida pelo DNIT.
“Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA. No Maranhão, os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA”, informou o DNIT.
O governo estadual mobilizou equipes de resgate para auxiliar nas buscas por possíveis vítimas e está fornecendo suporte aos motoristas que precisam fazer desvios. A tragédia comoveu a região e levantou questões sobre a infraestrutura das rodovias e pontes no país, ressaltando a importância de investimentos e manutenção adequada para garantir a segurança dos usuários.