Polícia

Detento é socorrido às pressas após cortar a própria genitália em presídio de Maceió

Por Redação
Publicado em 24/06/2025 às 02:01
Detento é socorrido às pressas após cortar a própria genitália em presídio de Maceió

Uma ocorrência grave e incomum mobilizou equipes de segurança e saúde no Complexo Penitenciário de Alagoas, em Maceió, na noite desta segunda-feira (23). Um reeducando, cujo nome não foi divulgado por questões de segurança e privacidade, precisou ser socorrido após cortar a própria genitália.

A redação do MCZ1 entrou em contato com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), que confirmou o fato por meio de nota oficial e esclareceu as providências tomadas.

O que aconteceu, segundo a SERIS

Conforme apurado pela equipe do MCZ1, o detento foi encontrado ferido dentro de sua cela por policiais penais que estavam de plantão. A situação foi imediatamente classificada como uma emergência médica.

Os primeiros socorros foram realizados ainda no presídio. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e transportou o reeducando para o Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche da Barra, onde ele deu entrada para um procedimento cirúrgico de urgência.

Estado de saúde

De acordo com a última atualização da SERIS, o estado de saúde do homem é considerado estável após a cirurgia. A secretaria também informou que ele está recebendo todo o acompanhamento médico e psicológico necessário para o caso.

O reeducando permanecerá internado no HGE sob escolta da Polícia Penal até que tenha condições de alta para retornar ao sistema prisional. As motivações que levaram ao ato de automutilação não foram divulgadas.