Saúde

Gripe ou Covid? Novo alerta da Fiocruz mostra qual vírus está lotando hospitais e afetando Alagoas

Por Junior Calheiros
Publicado em 24/06/2025 às 23:16
Gripe ou Covid? Novo alerta da Fiocruz mostra qual vírus está lotando hospitais e afetando Alagoas

Um novo alerta de saúde foi emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coloca Alagoas em uma posição de atenção. O mais recente boletim InfoGripe, divulgado nesta terça-feira (24), mostra que o vírus da Influenza (gripe) é o grande vilão do momento, sendo a principal causa de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil.

A redação do MCZ1 analisou os dados do relatório, que classifica Alagoas e Maceió em nível de alerta ou risco, com sinais de crescimento dos casos a longo prazo.

 

O que diz o novo boletim?

 

O cenário nacional mudou. A Influenza A agora predomina como a maior causa de hospitalizações entre jovens, adultos e, principalmente, idosos. Segundo a Fiocruz, o vírus da gripe ultrapassou o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) - que afeta mais as crianças - e também a Covid-19, que segue em circulação, mas com menor impacto nas internações atualmente.

Para a população idosa, o alerta é ainda maior, pois a gripe tem apresentado maiores taxas de incidência e mortalidade neste grupo.

 

Como está a situação em Alagoas?

 

Nosso estado está entre as 18 unidades da federação que apresentam um nível de alerta ou risco para a SRAG. Embora não seja uma explosão de casos, os dados da Fiocruz indicam uma tendência de crescimento, o que exige um cuidado redobrado da população. A circulação simultânea de Influenza, VSR e Covid-19 aumenta a importância das medidas de prevenção.

 

Como se proteger?

 

A equipe do MCZ1 apurou que as recomendações das autoridades de saúde continuam sendo as mais eficazes. A principal delas é a vacinação.

  • Vacine-se: A vacina contra a gripe é a melhor forma de se proteger contra casos graves e está disponível no SUS, especialmente para os grupos de risco (idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades).

  • Higiene: Lave as mãos com frequência com água e sabão ou use álcool em gel.

  • Use Máscara: Se estiver com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza), use máscara para não transmitir o vírus para outras pessoas.

  • Ambientes Arejados: Mantenha janelas e portas abertas para facilitar a circulação de ar.

Com a proximidade do inverno, a atenção à saúde respiratória é fundamental para evitar um aumento no número de internações em Alagoas.